As
pessoas (pais, familiares, amigos, professores) que convivem diariamente com
crianças com TEA, muitas vezes perguntam-se como conseguir interagir com
eles e especialmente como brincar. É importante favorecer a comunicação e
o sentimento de dependência, uma vez que é um dos maiores problemas de conduta
e comportamento que apresentam. A empatia e os laços sociais são
muito importantes de trabalhar desde bem pequenos, e o jogo é a melhor forma de
fomentá-lo.
É
conveniente ressaltar, antes de continuar, que cada criança é diferente, mas as
características mais comuns produzem-se pelo desvio de uns padrões normais
de desenvolvimento. Especialmente, em três áreas fundamentais: relações sociais
e interação, linguagem e comunicação e atividades e interesses.
Sabendo
isto, como podemos brincar com uma criança com TEA? Quais são os jogos
mais indicados? Como em todos os meninos e meninas, os jogos dependem da idade
e do desenvolvimento evolutivo que apresentam, portanto, isto também é muito
importante ter em conta. O objetivo é conseguir uma boa ligação com a mesma.
Então ai vai algumas sugestões:
Figura 1
Jogo
de raciocínio rápido que envolve as cores, coordenação motora e concentração, o
objetivo e vê quem termina mais rápido as seqüências de cores indicadas, esse
jogo é confeccionando apenas com caixa de papelão e EVA de varias cores.
Figura 2
Envelope das quantidades, trabalhando cores, quantidades numéricas,
coordenação motora, concentração e raciocínio lógico; o objetivo é colocar a
quantidade de palitos solicitada em cada bolso do envelope, depois vamos fazer a
conferencia enfatizando se a quantidade está correta, o que falta ou o que está
sobrando de palitos no bolso, este jogo foi confeccionado com palitos de picolé
pintado de diversas cores, duplex , canetinhas coloridas e fita adesiva também colorida
para ficar mais atrativo.
Figura 3
Prancha de comunicação diária , cola-se em uma superfície, no caso ai,
um papelão bem resistente variadas atividades da vida diária, podendo essas
serem removidas assim que for necessário, determina então uma rotina e uma seqüência
de tarefas, confeccionado com duas placas de papelão figuras diversas e velcro
pra fazer o movimento de destaque.
Agora é só colocarmos em prática e tudo se desenvolve..
Ana Karine
ResponderExcluirVocê selecionou muito bem os recursos pedagógicos, que com a intervenção do professor de sala de aula comum e do AEE são valiosos para o desenvolvimento da linguagem e comunicação, interação social e do raciocínio lógico dos alunos que apresentam (TEA). Parabéns!!!
Riquíssimo material Karine, e melhor ainda, confeccionado em sua sala de aula, de forma a contribuir, bem especificamente, para um melhor desenvolvimento dos seus alunos. Parabéns pela seleção dos materiais! vou copiar todos! rsrsrsrsrsrsrr
ResponderExcluir