segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sugestões de atividades de baixo custo para alunos com TEA –Transtorno do Espectro Autista.



    As pessoas (pais, familiares, amigos, professores) que convivem diariamente com crianças com TEA, muitas vezes perguntam-se como conseguir interagir com eles e especialmente como brincar. É importante favorecer a comunicação e o sentimento de dependência, uma vez que é um dos maiores problemas de conduta e comportamento que apresentam. A empatia e os laços sociais são muito importantes de trabalhar desde bem pequenos, e o jogo é a melhor forma de fomentá-lo.
  É conveniente ressaltar, antes de continuar, que cada criança é diferente, mas as características mais comuns produzem-se pelo desvio de uns padrões normais de desenvolvimento. Especialmente, em três áreas fundamentais: relações sociais e interação, linguagem e comunicação e atividades e interesses.
  Sabendo isto, como podemos brincar com uma criança com TEA? Quais são os jogos mais indicados? Como em todos os meninos e meninas, os jogos dependem da idade e do desenvolvimento evolutivo que apresentam, portanto, isto também é muito importante ter em conta. O objetivo é conseguir uma boa ligação com a mesma. Então ai vai algumas sugestões:
    

      Figura 1

Jogo de raciocínio rápido que envolve as cores, coordenação motora e concentração, o objetivo e vê quem termina mais rápido as seqüências de cores indicadas, esse jogo é confeccionando apenas com caixa de papelão e EVA de varias cores.



Figura 2






Envelope das quantidades, trabalhando cores, quantidades numéricas, coordenação motora, concentração e raciocínio lógico; o objetivo é colocar a quantidade de palitos solicitada em cada bolso do envelope, depois vamos fazer a conferencia enfatizando se a quantidade está correta, o que falta ou o que está sobrando de palitos no bolso, este jogo foi confeccionado com palitos de picolé pintado de diversas cores, duplex , canetinhas coloridas e fita adesiva também colorida para ficar mais atrativo.





     Figura 3








Prancha de comunicação diária , cola-se em uma superfície, no caso ai, um papelão bem resistente variadas atividades da vida diária, podendo essas serem removidas assim que for necessário, determina então uma rotina e uma seqüência de tarefas, confeccionado com duas placas de papelão figuras diversas e velcro pra fazer o movimento de destaque.


Agora é só colocarmos em prática e tudo se desenvolve..




2 comentários:

  1. Ana Karine

    Você selecionou muito bem os recursos pedagógicos, que com a intervenção do professor de sala de aula comum e do AEE são valiosos para o desenvolvimento da linguagem e comunicação, interação social e do raciocínio lógico dos alunos que apresentam (TEA). Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Riquíssimo material Karine, e melhor ainda, confeccionado em sua sala de aula, de forma a contribuir, bem especificamente, para um melhor desenvolvimento dos seus alunos. Parabéns pela seleção dos materiais! vou copiar todos! rsrsrsrsrsrsrr

    ResponderExcluir