sábado, 12 de julho de 2014

"O Modelo dos Modelos"


Refletindo !!!

Entendo que depois de feita a leitura do texto “ O MODELO DOS MODELOS” de Ítalo Calvino pude intender e refletir sobre a prática pedagógica planejada para os alunos com deficiência deve objetivar o favorecimento do desenvolvimento dos processos intelectuais desses alunos. Tal aspecto traz implícito em si a necessidade de conhecermos como esses processos se realizam. Nessa perspectiva, o conteúdo trabalhado nesta unidade objetiva oferecer uma discussão a cerca dos fundamentos teóricos que explicam como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem desses alunos, para que o professor, a partir da construção dessa compreensão sinta-se seguro para elaborar o seu estudo de caso e seu plano de atividades, a fim de atingir seus objetivos de sua intervenção pedagógica com esses alunos na sala de recursos multifuncionais. Tendo sua gênese a partir de um modelo clínico de deficiência, a educação especial se constituiu como uma área de saber clínico-pedagógica, no qual as práticas desenvolvidas visam a reabilitação do indivíduo com deficiência, para que o mesmo possa ser incluído com excelência  à sociedade. No Brasil o ápice desse paradigma deu-se na década de 70 quando os atendimentos eram realizados em Instituições especializadas, com a ultimas mudanças realizadas, foram criadas as salas de AEE para que se pudesse estreitar essas barreiras sociais. De acordo com o senhor PALOMAR as regras precisavam ser perfeitas, lógicas e cuidadosamente organizadas, aos poucos sendo moldadas e modificadas, assim o professor da sala do AEE deverá trabalhar de forma colaborativa e transformadora, não focando apenas na deficiência e sim nas potencialidades, desse modo vale destacar que não existe uma receita pronta, pois cada ser é único, até porque também o atendimento especializado tornou-se uma ferramenta essencial para o processo de ensino aprendizagem nas escolas. Em sua progressiva afirmação prático-teórica, a Educação Especial absorveu os avanços da Pedagogia e da Psicologia da Aprendizagem, sobretudo de enfoque comportamental. O desenvolvimento de novos métodos e técnicas de ensino baseados nos princípios de modificação de comportamento e controle de estímulos permitiu a aprendizagem e o desenvolvimento acadêmico desses sujeitos, até então excluídos do processo educacional.

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