terça-feira, 22 de abril de 2014






    "Existem três classes de pessoas que são infelizes:a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz."

Buda


No que se diferenciam a surdocegueira e a DMU?
A surdocegueira é uma deficiência única em que o indivíduo apresenta ao mesmo tempo perda da visão e da audição. É considerado surdocego a pessoa que apresenta estas duas limitações, independente do grau das perdas auditiva e visual. A surdocegueira pode ser congênita ou adquirida e não é deficiência múltipla. Segundo o fascículo (AEE-DM), as pessoas surdocegas estão divididas em quatro categorias: pessoas que eram cegas e se tornaram surdas; que eram surdos e se tornaram cegos; pessoas que se tornaram surdocegos; pessoas que nasceram surdocegos, ou se tornaram surdocegos antes de terem aprendido alguma linguagem. 
Deficiência múltipla é quando uma pessoa apresenta mais de uma deficiência, “é uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social” (fascículo DMU). As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas, individuais, singulares e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência, podem apresentar cegueira e deficiência mental; deficiência auditiva e deficiência mental; deficiência auditiva e autismo e outros.


Quais são as necessidades básicas desses alunos? A aquisição de um sistema de comunicação onde eles possam constituir-se como sujeito, organizando seu pensamento e emoções de modo que dê sentido às experiências vividas na interação com o meio e com o outro. Intervenções educacionais estimuladoras e acolhedoras, que resultará em respostas significativas para o equilíbrio afetivo e cognitivo, onde o ser humano se constitui enquanto sujeito. Além de favorecer o desenvolvimento do esquema corporal onde a pessoa possa se auto perceber e perceber o mundo exterior. Buscando verticalidade, o equilíbrio postural, a articulação, a autonomia em deslocamentos e movimentos; o aperfeiçoamento das coordenações viso motora, motora global e fina.
Quais estratégias são utilizadas para aquisição de comunicação?
Primeiro conhecer a necessidade do aluno, seus interesses e desejos, a forma como ele se comunica; depois adicionar a comunicação não simbólica a partir de situações diárias, buscando comunicações suplementares ou complementares. Além dos objetos de referência que têm a função de substituir a palavra podem assim representar pessoas, objetos, lugares, atividades ou conceitos
associados a eles.

Referências

IKONOMIDIS, Vula Maria Apostila sobre “Deficiência Múltipla Sensorial”,2010 sem publicar.
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R.Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).

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