O
professor da SRM deve ter como base a sua formação, inicial e continuada,
conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos
da área, para que possa contribuir de maneira evolutiva desenvolvendo um
trabalho de caráter complementar ou suplementar, voltado para a formação dos
alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades especificas de
forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. Ele
perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los,
garantindo o direito de todas as crianças, jovens e adultos à educação escolar comum. O
professor do AEE atual, não ensina aos alunos com deficiência os conteúdos
escolares, sua função é, observar a realidade do aluno, identificar problemas e
criar possibilidades adequadas à superação das barreiras que impede-o, de se
desenvolver plenamente na escola e fora dela Tendo assim várias formas e
metodologias de desenvolvimento de resultados, com tudo é de atribuição do
professor da sala de SEM, informar a comunidade escolar acerca da legislação e
normas educacionais vigentes que assegurem a inclusão educacional; Gerir e
zelar de todo equipamento tecnológico das salas de recursos; Participar do
processo de identificação e tomada de decisões acerca de atendimento às
necessidades educacionais especiais dos alunos; Fortalecer a autonomia dos
alunos para decidir, opinar escolher e tomar iniciativas a partir de suas necessidades
e motivações; Preparar materiais específicos para uso dos alunos atendidos,
Indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros
recursos existentes na família e na comunidade; Articular com gestores e
professores para o uso do projeto pedagógico da instituição de ensino se
organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva; Realizar
atividades que estimulem o desenvolvimento dos processos mentais: atenção,
percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem entre
outros, para que todo esse trabalho seja realizado, é necessário que seja feito
uma investigação detalhada e individual de cada aluno, fazendo assim u m estudo
de cada caso especifico para que possamos realizar um plano de estratégias de
como trabalhar com cada aprendente, buscando resultados e atingindo metas
desejadas ,pois fica aqui bem claro que Sala de Recurso Multifuncional não é
sala de reforço escolar, nem tão pouco um lugar onde alunos indisciplinados ou
mesmo com deficiência que estejam “atrapalhando” a aula possam passar o tempo
(Nesse ultimo caso a coordenação pedagógica juntamente com o profissional do
AEE, avaliara a melhor atitude a ser tomada), por isso é tão importante a
investigação e um plano de ação bem elaborado, pois através dele teremos como
avaliar melhor o desenvolvimento do nosso aluno, podendo fazer as alterações
que forem necessárias do decorrer do processo de ensino x aprendizagem. A garantia de acesso,
participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas contribui para a
construção de uma nova cultura de valorização das diferenças.
O AEE é realizado no contra turno
do horário da sala comum, fazendo com que esse atendimento tenha toda uma
metodologia adequada a cada ser.
Cara Karine, gostei bastante do blog, e esse texto traz um pouco sobre o AEE, sobre as atribuições dos professores da SRM, amei as fotos, mostrando o trabalho que tem desenvolvido!Parabéns!
ResponderExcluirOlá Karine!
ResponderExcluirA confecção de materiais é sem dúvida relevante para o AEE eficaz! As fotos também comprovam.
Abraço fraterno,
Ana Patricia.
Gostei do seu texto, pois é necessário identificar quias são as nossas funções, para enfim podermos exercemos o nosso trabalho com autonomia e precisão, em beneficio dos nossos alunos. Parabéns!!!
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