segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Atribuições do professor da SRM!!!!!

O professor da SRM deve ter como base a sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área, para que possa contribuir de maneira evolutiva desenvolvendo um trabalho de caráter complementar ou suplementar, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades especificas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. Ele perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todas as crianças, jovens e adultos à educação escolar comum. O professor do AEE atual, não ensina aos alunos com deficiência os conteúdos escolares, sua função é, observar a realidade do aluno, identificar problemas e criar possibilidades adequadas à superação das barreiras que impede-o, de se desenvolver plenamente na escola e fora dela Tendo assim várias formas e metodologias de desenvolvimento de resultados, com tudo é de atribuição do professor da sala de SEM, informar a comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais vigentes que assegurem a inclusão educacional; Gerir e zelar de todo equipamento tecnológico das salas de recursos; Participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca de atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos; Fortalecer a autonomia dos alunos para decidir, opinar escolher e tomar iniciativas a partir de suas necessidades e motivações; Preparar materiais específicos para uso dos alunos atendidos, Indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade; Articular com gestores e professores para o uso do projeto pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva; Realizar atividades que estimulem o desenvolvimento dos processos mentais: atenção, percepção, memória, raciocínio, imaginação, criatividade, linguagem entre outros, para que todo esse trabalho seja realizado, é necessário que seja feito uma investigação detalhada e individual de cada aluno, fazendo assim u m estudo de cada caso especifico para que possamos realizar um plano de estratégias de como trabalhar com cada aprendente, buscando resultados e atingindo metas desejadas ,pois fica aqui bem claro que Sala de Recurso Multifuncional não é sala de reforço escolar, nem tão pouco um lugar onde alunos indisciplinados ou mesmo com deficiência que estejam “atrapalhando” a aula possam passar o tempo (Nesse ultimo caso a coordenação pedagógica juntamente com o profissional do AEE, avaliara a melhor atitude a ser tomada), por isso é tão importante a investigação e um plano de ação bem elaborado, pois através dele teremos como avaliar melhor o desenvolvimento do nosso aluno, podendo fazer as alterações que forem necessárias do decorrer do processo de ensino x aprendizagem. A garantia de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas contribui para a construção de uma nova cultura de valorização das diferenças.
 O AEE é realizado no contra turno do horário da sala comum, fazendo com que esse atendimento tenha toda uma metodologia adequada a cada ser.





















3 comentários:

  1. Cara Karine, gostei bastante do blog, e esse texto traz um pouco sobre o AEE, sobre as atribuições dos professores da SRM, amei as fotos, mostrando o trabalho que tem desenvolvido!Parabéns!

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  2. Olá Karine!
    A confecção de materiais é sem dúvida relevante para o AEE eficaz! As fotos também comprovam.
    Abraço fraterno,
    Ana Patricia.

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  3. Gostei do seu texto, pois é necessário identificar quias são as nossas funções, para enfim podermos exercemos o nosso trabalho com autonomia e precisão, em beneficio dos nossos alunos. Parabéns!!!

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