quinta-feira, 10 de maio de 2012


FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE – FJN
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
DISCIPLINA – SEMINÁRIO TEMÁTICO













A IMPOTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS DEFICIÊNTES OU NÃO.




Acadêmica:
Ana Karine de Morais Ferreira Pacifico

Apresentação


Quando se fala em Psicomotricidade, acredita-se que seja algo ligado ao corpo, complicado e que poucas pessoas têm acesso a esse conhecimento. Quanto a recreação, a maioria das pessoas pensam na brincadeira como simplesmente uma brincadeira, realmente podemos pensar dessa forma, porém sabemos que quando envolvemos o movimento em brincadeiras rotineiras de sala de aula, já estamos praticando psicomotricidade que por sua vez também estamos inovando nossa foram de transmitir nosso conhecimento e a nossa pratica pedagógica, tornando mais fácil de que a criança aprenda e absorve com prazer aquilo que queremos transmitir, pois dessa forma estaremos usando a linguagem delas e interagindo de igual para igual. Por meio do brincar a criança cria consciência do corpo. O ser humano é lúdico, independente de qualquer limitação que ela venha à ter e o brincar colabora de forma harmoniosa com o surgimento das expressões psicomotoras. É brincado que a criança aprende a trabalhar suas frustrações na medida em que perde ou ganha. Esse fator torna-se inerente ao conhecimento e fortalece emocionalmente o indivíduo e as relações com o outro e por isso que afirmamos que o movimento em forma de brincar é a forma mais completa de comunicar com a criança e até mesmo com o outro seja ele criança ou adulto, pois promove a comunicação, a verbalização, a criação e o desenvolvimento da função simbólica: capacidade de representar formas conscientes (casa, objetos e situações) e a capacidade de expressão da fantasmática. A representação simbólica é vivenciada de forma verbal e não verbal, através de associações com as experiencias vividas. Ex: Um menino e uma almofada. A almofada representa o carro e ele o motorista e a ação total a identificação do pai dirigindo o automóvel. Com a boca ele produz o barulho do motor e o seu corpo se ativa psicomotoramente, ou em uma simples situação de brincadeira de boneca que as meninas sempre tendem a imitar a mãe colocando para dormir ou dando de mama. Uma vez que falamos com educadores , jamais devemos considerar essas afirmações únicas e verdadeiras.

Objetivos específicos:

  • Estimular atividades motoras alem das dimensões cinéticas, que levem a criança aprender a conhecer seu próprio corpo e a se movimentar expressivamente;
  • Oferecer um caminho para trocas afetivas;
  • Facilitar a comunicação e a expressão das ideias;
  • Possibilitar a exploração do mundo físico e o conhecimento de espaço e da apropriação da imagem corporal.

Objetivo Geral:

  • Promover percepções rítmicas através de reações novas, jogos corporais e danças, desenvolvendo habilidades motoras finas no desenho, na pintura, na modelagem, na escultura, no recorte e na colagem, a nas atividades de escrita.

Metodologias:

  • Aula expositiva;
  • Dinâmica corporal;
  • Mensagem de reflexão;
  • Jogo do reconhecimento da venda;
  • Atividade psicomotora surpresa
Materiais usados

Netbook
Papel oficio
Vendas para os olhos
Data show
Brinquedo tradicional


Considerações Finais.

Podemos concluir que a psicomotricidade é algo de corpo inteiro, corpo e alma e que junto com o brincar entrelaça o prazer de aprende, e que ao interagir com o outro cria-se motivações e experiencias que se tornam formas de entendimento do circulo social, a visar possíveis regras e determinações de espaço e interação. Movimento com inteligencia, nos fazem pensar sobre o que vamos fazer. A recreação nos oferece variadas atividades lúdicas que nos auxiliam no aprendizado das diferenças e torna todos iguais nesse momento único de descontração, podendo usar diferentes disciplinas escolares e o conhecimento da psicomotricidade permite ao professor compreender o como a criança aprende, quais os processos cerebrais que vão acontecendo no desenvolvimento da percepção, da memorização, das estruturas rítmicas, do esquema e imagem corporal da tonicidade são um apoio funcional e indispensável para a representação mental e física de um movimento e do aprendizado em geral.


O brincar é um ato social que permite uma comunicação através de gestos, mesmo que não haja comunicação verbal. É no brincar que a criança tem a oportunidade de expressar o que está sentindo ou necessitando; é através das brincadeiras, do faz de conta, que a criança constrói o seu mundo imaginário situado em experiencias vividas. A criança utiliza-se do brincar para construir sua aprendizagem, porque é na brincadeira que ela explora situações usando a imaginação e libera seu eu criativo, realizando seus desejos mais íntimos.” (Goretti,p.s/d)



Referencias bibliográficas:





Grude as  bolinhas





Identificando a lateralidade


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