FACULDADE
DE JUAZEIRO DO NORTE – CE – FJN
ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
DISCIPLINA
– SEMINÁRIO TEMÁTICO
A
IMPOTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA
CRIANÇAS DEFICIÊNTES OU NÃO.
Acadêmica:
Ana
Karine de Morais Ferreira Pacifico
Apresentação
Quando
se fala em Psicomotricidade, acredita-se que seja algo ligado ao
corpo, complicado e que poucas pessoas têm acesso a esse
conhecimento. Quanto a recreação, a maioria das pessoas pensam na
brincadeira como simplesmente uma brincadeira, realmente podemos
pensar dessa forma, porém sabemos que quando envolvemos o movimento
em brincadeiras rotineiras de sala de aula, já estamos praticando
psicomotricidade que por sua vez também estamos inovando nossa foram
de transmitir nosso conhecimento e a nossa pratica pedagógica,
tornando mais fácil de que a criança aprenda e absorve com prazer
aquilo que queremos transmitir, pois dessa forma estaremos usando a
linguagem delas e interagindo de igual para igual. Por meio do
brincar a criança cria consciência do corpo. O ser humano é
lúdico, independente de qualquer limitação que ela venha à ter e
o brincar colabora de forma harmoniosa com o surgimento das
expressões psicomotoras. É brincado que a criança aprende a
trabalhar suas frustrações na medida em que perde ou ganha. Esse
fator torna-se inerente ao conhecimento e fortalece emocionalmente o
indivíduo e as relações com o outro e por isso que afirmamos que o
movimento em forma de brincar é a forma mais completa de comunicar
com a criança e até mesmo com o outro seja ele criança ou adulto,
pois promove a comunicação, a verbalização, a criação e o
desenvolvimento da função simbólica: capacidade de representar
formas conscientes (casa, objetos e situações) e a capacidade de
expressão da fantasmática. A representação simbólica é
vivenciada de forma verbal e não verbal, através de associações
com as experiencias vividas. Ex: Um menino e uma almofada. A almofada
representa o carro e ele o motorista e a ação total a identificação
do pai dirigindo o automóvel. Com a boca ele produz o barulho do
motor e o seu corpo se ativa psicomotoramente, ou em uma simples
situação de brincadeira de boneca que as meninas sempre tendem a
imitar a mãe colocando para dormir ou dando de mama. Uma vez que
falamos com educadores , jamais devemos considerar essas afirmações
únicas e verdadeiras.
Objetivos
específicos:
- Estimular atividades motoras alem das dimensões cinéticas, que levem a criança aprender a conhecer seu próprio corpo e a se movimentar expressivamente;
- Oferecer um caminho para trocas afetivas;
- Facilitar a comunicação e a expressão das ideias;
- Possibilitar a exploração do mundo físico e o conhecimento de espaço e da apropriação da imagem corporal.
Objetivo
Geral:
- Promover percepções rítmicas através de reações novas, jogos corporais e danças, desenvolvendo habilidades motoras finas no desenho, na pintura, na modelagem, na escultura, no recorte e na colagem, a nas atividades de escrita.
Metodologias:
- Aula expositiva;
- Dinâmica corporal;
- Mensagem de reflexão;
- Jogo do reconhecimento da venda;
- Atividade psicomotora surpresa
Materiais
usados
Netbook
Papel
oficio
Vendas
para os olhos
Data
show
Brinquedo
tradicional
Considerações
Finais.
Podemos
concluir que a psicomotricidade é algo de corpo inteiro, corpo e
alma e que junto com o brincar entrelaça o prazer de aprende, e que
ao interagir com o outro cria-se motivações e experiencias que se
tornam formas de entendimento do circulo social, a visar possíveis
regras e determinações de espaço e interação. Movimento com
inteligencia, nos fazem pensar sobre o que vamos fazer. A recreação
nos oferece variadas atividades lúdicas que nos auxiliam no
aprendizado das diferenças e torna todos iguais nesse momento único
de descontração, podendo usar diferentes disciplinas escolares e o
conhecimento da psicomotricidade permite ao professor compreender o
como a criança aprende, quais os processos cerebrais que vão
acontecendo no desenvolvimento da percepção, da memorização, das
estruturas rítmicas, do esquema e imagem corporal da tonicidade são
um apoio funcional e indispensável para a representação mental e
física de um movimento e do aprendizado em geral.
“O
brincar é um ato social que permite uma comunicação através de
gestos, mesmo que não haja comunicação verbal. É no brincar que a
criança tem a oportunidade de expressar o que está sentindo ou
necessitando; é através das brincadeiras, do faz de conta, que a
criança constrói o seu mundo imaginário situado em experiencias
vividas. A criança utiliza-se do brincar para construir sua
aprendizagem, porque é na brincadeira que ela explora situações
usando a imaginação e libera seu eu criativo, realizando seus
desejos mais íntimos.” (Goretti,p.s/d)
Referencias
bibliográficas:
- ALVES, Fátima. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak,2003
- CURTSS, Sandra A Alegria do Movimento na Pré-escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988
- GORETTI, Amanda Cabral. A psicomotricidade, http://www.cepagia.com.br/.../a_psicomotricidade_amanda_cabral.doc, acesso em: 07/06/2010
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